Proponho-me a fazer um guia de como fazer musica electrônica e ensinar-vos mais do que sei :-) Vou tratar de um tema de cada vez, os tema feitos teram o link disponivel, em qualquer momento poderei actualizar qualquer parte :-)

Para já deixo-vos o guia rascunho ;-| Não há tempo


Criação da musica em si

Musica é uma forma de comunicação, assim como cada sociedade tem a sua linguagem, cada sociedade tem a sua musica. Mais a musica tambem é uma luta. Cabe a cada um perceber que luta é.

Historia basica - A história da musica electrônica começa antes do século passado e o nome associado ao seu começo é musica concreta.
Ao oposto de musica abstracta, como musica numa pauta que pode ser interpretada de muitas formas diferentes sempre com algo do próprio musico que toca os instrumentos, a musica concreta é a musica que existe apenas em um estado - é exactamente a musica que está por exemplo, contida num disco de vinyl ou numa cassete. A musica concreta teve inicio com o uso de sons gravados na natureza, na vida peculiar e mais tarde discursos ideológicos em composições musicais.

Uns anos mais tarde algumas pessoas com tempo e dinheiro interessaram-se e começaram a fazer aparelhos electronicos para gerar som, e depois para guardar amostras de sons, posteriormente reproduziveis - os tais syntetizadores e samplers.

Mais uns anos e inventaram maquinas para alterar o som, modifica-lo de uma forma util, ou adicionar-lhe mais algo. Os efeitos, que começaram por ser feitos com a modelação da velocidade da cassete.

Depois da musica concreta e avantgrade surjiram o syntpop, newwave, retro, acid, punk, industrial, dance, disco, house, techno, trance, hardcore, DnB, Lo-Fi, Jungle, hip-hop......

Musica é fusão


Ideias

Uma ideia pode ser qualquer coisa, uma manipulação de um parametro ao longo da frase, uma manipulação de um parametro em relação a outra parte da musica, uma melodia, o uso de um efeito sonoro para conseguir criar um ambiente, um ruido estranho mas absorvente, o som de um evento historico manipulado, 1 segundo de voz, um bocado de som da natureza gravado sei lá por quem, sei lá onde.

De qualquer maneira as ideias têm que ser unidas e criar unidade.

É essa unidade, simbiose, reunião de energias em harmonia, dialogo e magia que "todos" gostam na musica.

Basicamente o que tu queres criar é algo novo "simplesmente fixe".


Dinamica das frases musicais

E agora vou fazer musica :-) como é que é isto de por uns sons uns a frente dos outros, construir a base do estilo com a bateria e depois andar a volta a ver se sai alguma coisa? Chegou a altura de carregar nos botões e mexer nos potenciometros :-)

Um objectivo na musica é tirar algo de dentro de ti e dar aos outros, o paralelismo entre a comunicação, entre a fala e a musica é tão grande que ninguém o pode ignorar, musica é como uma conversa onde às vezes não se ouvem as palavras, só sobra a emoção, as palavras ficam dentro do musico.

Só os sentimentos vibram, e só quem consegue captar a vibração dos sentimentos, vê os outros por dentro.

Basicamente musica não têm só a ver com som, musica é um processo que existe no universo. É o processo que consiste em criar algo +
É preciso perceber um bocado de musica para cozinhar bem, para comer bem, para se relacionar bem com os outros.... para viver!

Como na natureza, tudo é feito de partes mais pequenas e faz parte de algo maior! Agora essas partes pequenas que vamos sintetizar têm que somar, modelar, interagir com as outras partes para um agradavel algo maior!

Criar paterns? creatividade?


Pensa na musica como um conversa. Começa com eu ou ele, depois traz um evento que aconteceu e diz como gostaste desse evento. Depois pega em partes do evento e fala sobre elas, para depois as juntar e transmitir o que realmente queres dizer à pessoa com quem estãs a falar.

Ou pensa numa conversa construtiva e inclui o teu colega, cada um dá o seu ponto de vista e tenta somar, suportar algo no ponto de vista do outro.

Ou mesmo uma discussão construtiva em que um quer falar mais do que o outro e sobra pouco tempo para silêncio

Uma frase tem que ser uma melodia? Não, se tivermos um filtro a actuar sobre um som com muitas harmonicas, aplicar-mos resonancia onde ele começa a cortar e modelarmos o filtro, é como se fizessemos uma melodia, estamos a fazer a melodia na mesma.

É quando se faz as coisas interagir, que se cria mais, obviamente se pussesemos as pessoas na cadeia em celulas individuais fexadas as pessoas não poderiam comunicar, então não se criaria nenhuma relação entre as pessoas, ou seja não haveria musica.
Há varias maneiras de fazer as partes comunicar ou interagir, um compressor no sintetizador em sidechain com o sinal da bateria para ele deixar um bocado mais de espaço para a bateria falar, um vocoder usando uma voz para modelar um pad, usar um delay mais um lfo para fazer triger a um som ou a um efeito, usar frequencia de modelação com duas partes diferentes, usar um delay com muito feedback, gravar esse feedback e usalo modelado na musica, dar uma pattern a 2 instrumentos, mas num por muito ataque, para que o som desse só emerga depois do primeiro, fazer uma reeacção quimica, quando uma corrente desce de um valor, aciva um som muito forte mas que dura muito pouco tempo, mas esse som curto com um delay disperso muito grande fica na musica por 10 segundos, fazer com que quando um som chegue a uma determinada amplitude ele mude de efeitos, fazer com que o delay de um som faça triger a outro som, há milhões de maneiras de fazer as partes da musica interagir, e há maneiras tão intressantes que por vezes conseguimos criar o que eu chamo de musica automatica.

criar algo +

criar (+) +

A musica é o caso em que quando juntamos as partes dá muito mais do que a sua soma :-)

 =)

 

Coerencia

É necessario ser um pouco maluco, mas a coerência é fundamental na musica. A coerência tem a ver com a fluência da musica, como ela evolve de uma parte para a outra, com a criação de tensão e libertação de tensão, criação de relaxamento, criação de momentos em que ela fala por si própria. O silencio também é musica.


Elementos da musica


- repetição . a repetição cria unidade e força

o excesso de repetição cria desintresse


interesse - vocabulario, aprende mais vocabulario, mais e melhores formas de te prenunciares.

mensagem - A musica têm sempre uma mensagem - elá tambem é uma mensagem (mensagem) ao quadrado

metrica - Metrica básica dá para fazer muita coisa, podes abusar um bocado... pode fazer a diferença

Timbre - a alma de cada particula, uma parte da musica electrônica consiste em tirar mais de uma coisa, de extrair o seu conteudo, ou amplificar uma parte dele. Há um mundo escondido em cada som, podes extrai-lo. Com cuidado!

Diversidade,  a diversidade é o que torna viajar bonito, ver coisas novas, exemplo: usar instrumentos acusticos como rhodes emergidos com sintetizadores, ou simplesmente uma frase de percursão brasileira modelada pode criar algo único. A creatividade é muitas vezes a diversidade em jogo.

Construir sem destruir - Muito importante em qualquer arte é conciliar tudo da melhor forma, construir mais sem destruir, ou não destruindo partes essensiais na musica. É preciso saber onde parar, onde voltar atraz e continuar o que estava a ser bem feito. O mais dificil de juntar pode sempre dar na melhor combinação imaginavel!

Uma pessoa inteligente não é uma pessoa que resolve tudo num segundo, é aquela que consegue continuar um pensamento durante muito tempo com presistência.



Problemas da "vida" electrônica e digital - Uma das razões da falta de evolução musical nesta decada é devido ao excesso de uso de maquinas em substituição de pessoas reais. Basicamente quando tocamos num instrumento musical acustico transmitimos muito mais de nós do que num instrumento virtual. É simplesmente impossivel emular a natureza.

A "solução" para o som monotomo é atribuir pequenas modelações de parametros para criar a ilusão que não é um som robotico. Outra é a intodução de "groove paterns" ao ritmo para o tornar mais natural e afastar o impacto inicial dos sons uns dos outros

Tocar um instrumento bem, acontece quendo o musico não têm qualquer preocupação tecnica, eles simplesmente imagina, o que gostava de tocar a seguir, e simplesmente executa a ideia. A forma que ele cria não cabe numa pattern no computador nem é descritivel em midi. O que faz com que musica electronica seja simplesmente diferente de musica acustica.

Não há nada como falar com pessoas que se consigam exprimir bem, que falam com calma, coerência e dizem algo que vem dentro delas.
Por um computador a falar com outro não está para acontecer. Não se esqueçam da parte humana da musica, e que embora ela possa ser tocada sozinha, a musica existe como tudo -  em relação aos outros.

Na natureza nada fica igual, a cada parte é dada a sua vantagem e a sua desvantagem, o que vai fazer com que juntos sejam muito melhores do que sozinhos. Exemplo, se a bateria tiver muitos agudos, como tem um som forte, todos as outras partes vão perder percepção. Há uma luta entre as partes, numa boa luta, é nessesario criar o equilibrio.

Lembre-se musica electronica não fica mal com musica electroacustica, e a parte humana é probavelmente a parte que lhe falta.

analógico vs digital - esta questão é muito debatida, neste caso levem a minha palavra em conta, sou um perito mundial nisto ... mas o Einstein ficou com a fama toda!!! Nem do Tesla ouvimos falar! Não sei se se lembram de fazer experiencias com osciladores na escola, mas o que acontece na prática com o sinal analógico em relação ao digital era visível no oscilador. Quando se juntavam duas correntes com a mesma frequência e amplitude, na mesma faze elas somavam-se. Teoricamente deviam dar uma corrente com o dobro da amblitude, mas como podiam observar no osciloscópio não dava.
Duas correntes de igual amplitude, igual frequência e de fase contrária deviam-se anular, pelo menos matemáticamente, mas na prática nenhuma corrente anulava a outra.

Dedução: A teoria em sí é mentira e logo é impossível com calculos matemáticos simular o audio analógico, que tem esta magia, as partes contrárias nunca se anulam e as partes iguais nunca se somam "perfeitamente"
ou seja - o perfeito não faz parte da natureza, há apenas miudas perfeitas, upps, ou não...!!!! as mulheres tb produzem musica???


Introdução a uma coisa diferente na natureza
- quem está a tocar uma instrumento está a falar consigo próprio ao mesmo tempo que fala com os outros, e cada elemento que executa está ligado ao anterior e ao seguinte. Basicamente a mensagem tem que comunicar entre si e com os outros, tem que haver uma relação entre si mesmo e com os outros, essa relação no mais basico não é descritivel, é algo que sai naturalmente, vem com a sincronização natural e as ideias.
É essa relação entre as coisas que temos de criar quando criamos patterns,  e criamos mais para adicionar às primeiras.

Mistura da musica

A mistura é uma parte critica da musica pois ao mesmo tempo que vamos misturar muitas partes em só uma temos tambem que controlar a relação de cada instrumento com os outros e criar um espaço sonoro com largura e profundidade.

É aqui que se constroi o equilibro entre as partes, deixando cada uma respirar e falar no seu espaço.
O ambiente, não é o plugin do reverb. É a atmosfera do lugar onde a musica é criada.


 

Dicas

Modela um bocado dos sons que vêm do delay para não se confundirem com o original.

Tenta fazer a mistura o mais simples possivel, lembrate que em cada operação matematica perda-se a alma do som, não uses gains na mistura, usa simplesmento o volume da fonte. faz os efeitos sonoros o mais sublime possiveis, nem a mais, nem a menos. Filtra sempre um bocado do top end dos efeitos, para que eles não destruam a claridade dos sons principais. Tem principalmente cuidado quando estás a adicionar algo, as vezes mais vale subtrair.

Tenta separar o impacto dos instrumentos de maneira a que eles não estejam a menos de "15 milesimos de segundo" para que um impacto não "coma" o outro e usa compressores individuais principalmente para menter o som dentro de uma amplitude equilibrada. poe umas partes claramente mais baixas do que outras e diminui o low end e o top end dos efeitos das partes

Quando tiveres a musica perto de finalizada tem a certeza que ouves a tua musica em baixo volume para ver se os picos não sobresaem demais e os sons têm corpo, ouve a musica em alto volume para ver se alguns sons estão agressivos de mais, e em medio volume, ouve a musica fora do quarto onde tens o sistema de som instalado, podes ficar surpreendido ao ouvir coisas que nunca ouviste!
Ouve ainda a tua musica em sistemas diferentes, uma aparelhagem normal e no carro por exemplo, os teus monitores não traduzem o som como ele vai ser ouvido pelas pessoas, como os monitores reprodurem os agudos muito bem, a tua musica pode soar "in a box" num sistema normal.


Sê simples e puro - O Futuro depende de ti

Dá tudo o que podes para fazer o que tu mais queres mas não te esquecas do plano B.
A musica é feita de eventos, frases, palavras, sons.. discursos.... Na musica com numa conversa todos os intervenientes andam à volta de uma ideia, por isso quem não percebe a ideia que a musica tem que transmitir algo coerente, tem que ter uma mensagem profunda, diferente do que o cantor diz, criando juntamente com a voz o verdadeiro significado. Quando estamos numa conversa ambos repetimos varia vezes as mesmas palavras, falamos simplesmente à volta do contexto, na musica temos que dizer alguma coisa dentro do contexto. O contexto é o passado, e é a partir dele que criamos o futuro.
As vezes reorganizamos as ideias passadas e adicionamos-lhes novos conheciomentos, com o tempo falamos com uma expressão diferente, falamos mais calmamente, porque é em paz e com poucas palavras que as pessoas se entendem. as vezes falamos 100x mais para não conseguir dizer o que era dito com duas frases. Na musica as vezes temos que ir mais abaixo, ou mesmo a outra dimensão, buscar elementos que se vão transmitir com muito mais claridade, temos que de vez em quando sair do universo do tempo e do espaço, e deixarnos cair na profundidade da imaginação, deixarmo-nos absorver tanto pela frase melodica como se atravez dela conseguissemos imaginar um novo universo de qual nunca tivessemos sonhado. Umas vezes temos que nos abstrair do nosso próprio pensamento, outras vezes temos que o usar e extender o que temos à partida com outras tecnhicas, ritmos , ambientes... que vamos aprendendo. As ideias são o mais diverso do universo, mas para teres ideias diversas tens que conhecer pessoas diversas, ir a sitios diversos, procurar a diversidade na vida. deixares-te espantar com a diversidade, deixar o mundo entrar dentro de ti para teres uma mente bonita. Embora as pessoas não saibam elas pensão em sincronia com as pessoas que estão à sua volta, só temos que melhorar essa sincronia. Em momentos se tu disseres uma coisa as contrário, ela percebe-a como tu a crias dizer, isto porque as palavras são meros efeitos segundários da comunicação, quando tu falas com uma pessoa que conheces há 10 anos essa pessoas percebe-te perfeitamente.

A musica é quando tu falas com alguem que conheces há muito tempo, ou simplesmente uma pessoa viva, que te percebe. Tu dizes exactamente o que tu queres e ambos tem o mesmo sentimento. A musica, tanto a boa como a má se dissimina nas pessoas

O que dizes não é segundario, é muito importante, é parte do que transmites.

A musica também é uma luta, é a luta contra o mediucre, contra a ilusão criada pelas personagens sem alma, é a luta pela diversidade, pela verdadeira compreenção de quem são as pessoas.


Masterização

Vou falar disso depois...


"A musica se atrofia quado se separa da dança" :-)


A vida é magia

a ilusão é a morte


:: Made with You  ::